Sunday, April 05, 2009

TOEFL or TOEIC ???

Já faz um tempinho que tenho recebido perguntas sobre o TOEFL e o TOEIC. Qual a diferença entre um e outro? Qual vale mais a pena fazer? Coisas assim!

Primeiro vamos aos nomes: TOEFL é a abreviação de Test of English as a Foreign Language [Teste de Inglês como Língua Estrangeira]; e TOEIC, Test of English for International Communication [Teste de Inglês para Comunicação Internacional].

Ambos testes são de propriedade da ETS (Educational Testing Service [Serviço de Testagem Educacional]), que é a organização responsável pelos principais testes aplicados nos EUA. São eles quem aplicam testes similares aos nossos vestibulares e concursos aqui: SAT, GMAT, PRAXIS, MAPP, SIR II, entre outros. Vamos ficar apenas com os de inglês para estrangeiros.

O TOEIC é um teste voltado mais para a área de negócios [business]. Apesar de ser para negócios, é bom dizer que atualmente mais de 5000 instituições [educacionais, empresas, multinacionais, governamentais,etc] aceitam o TOEIC sem problemas. As empresas, cursos de MBA, faculdades de négocios, administração e afins utilizam o TOEIC para avaliar o progresso de seus colaboradores e estudantes na língua inglesa. Este exame é composto de 200 questões, sendo 100 de compreensão auditiva e 100 de leitura.

Já o TOEFL, o mais famoso, é exigido principalmente por faculdades. O aúdio e os textos refletirão um pouco mais do mundo acadêmico, não o corporativo. O candidato ao TOEFL deve suportar uma maratona de 4 horas de prova, durante este período será avaliado nas 4 habilidades lingüísticas: compreensão auditiva [listening], leitura [reading], expressão oral [speaking] e expressão escrita [writing].

Preciso aqui alertar a todos os meus leitores para um fato chato. Trata-se de uma propaganda enganosa que algumas [muitas] escolas de idiomas fazem no Brasil. Inclusive escolas que se dizem de alto nível de ensino e qualidade.

Há duas modalidades do TOEFL: iBT e o ITP. Destas duas a que é reconhecida por todos os cantos do mundo é o TOEFL iBT [internet Based Test]. Você faz este exame via internet e sempre em um centro aplicador reconhecido. Ou seja, para fazê-lo você deverá procurar uma instituiçao credenciada pela ETS ou seus representantes.

O TOEFL ITP [Institutional TestingProgramme] é um exame institucional. Ou seja, só é válido dentro da instituição na qual é aplicado. Vamos esclarecer isto: faça de conta que você estuda inglês na Denilso English School. Nesta escola, aplica-se o TOEFL ITP. Como a versão aplicada é a institucional, isto significa que a sua pontuação só é válida dentro da Denilso English School. Portanto, nem adianta levar para uma faculdade nos EUA, uma empresa na europa, ou outro lugar qualquer que não aceitarão. O TOEFL que é válido no mundo todo é o TOEFL iBT.

As universidades no EUA que aceitam o TOEFL iBT exigem uma pontuação que varia de universidade para universidade [ou do curso que você quer fazer]. Digamos que na escola onde você estuda aplicam o TOEFL ITP e você atingiu 890 pontos. Isto é excelente! Mas as universidades querem saber sua pontuação no TOEFL iBT e não no TOEFL ITP.

No site da ETS, nós lemos o TOEFL ITP não deve ser usado para fins de admissão e muito menos como um substituto do TOEFL iBT.

Se você não entendeu bem o que foi dito nos parágrafos acima, sugiro que pare por uns minutos e releia. É superimportante entender isto para não ser tapeado por escolas brasileiras que fazem a maior propaganda sobre o TOEFL aplicado por eles. Caso você vá a uma escola desta pergunte qual TOEFL eles aplicam. Se for o ITP [institucional], saiba que você estará comprando gato por lebre. Olho vivo, leitores! Pense assim: o oficial é o iBT [inglês bom, tio]; o não oficial é o ITP [inglês tosco, patrão].

Bom, espero ter esclarecido um pouco sobre isto! Caso tenha dúvidas, visite o site da ETS e compare as informações encontrada. Se você quiser saber qual destes eu recomendo, saiba que tudo dependerá do seu ojetivo: mercado de trabalho faça TOEIC; para fins acadêmicos, faça TOEFL iBT. Na dúvida, faça o TOEIC [pois eles é mundialmente respeitado].

(texto extraído do Blog do Profº Denilso De Lima http://denilsodelima.blogspot.com/ )

No comments: